pode ter muitos benefícios, mas olho com a tensão arterial

Todos nós temos ouvido falar dos inúmeros benefícios da sauna. Alguns desses benefícios são verdade e outros realmente exagerados. Também há contra-indicações e proibições, especialmente para as pessoas que sofrem de problemas de tensão arterial ou varizes em fase aguda.

EPA/MARKKU ESPERO FINLAND OUT

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Também a sauna é uma atividade para a qual você tem que seguir um protocolo, se queremos aumentar os seus lucros, e afastar os possíveis riscos.

A sauna elimina patógenos, protege contra resfriados, ajuda a emagrecer, aumenta a longevidade, reduz o stress, ajuda a ganhar massa muscular, é indicado para todos…?

Para esclarecer estas e outras dúvidas, EFEsalud entrevistou Cristina González Rodríguez, especialista em fisioterapia esportiva, que atualmente trabalha para o serviço de promoção da saúde de Sanitas.

  • A sauna elimina patógenos?

Quando se fala que a sauna elimina patógenos “há que especificar”.

“Por exemplo, se é verdade que há estudos que mostram a sua eficácia para o tratamento e recuperação de processos a nível respiratório, que podem ser causados por bactérias, mas não se pode generalizar”

E não se pode generalizar, porque as bactérias existem muitas “e as que são resistentes ao calor, fazendo com que a sauna não teria efeito”.

“Sim, pode-se dizer que ajuda no processo de recuperação”.

O tema de proteção de constipações, teria que ver a causa, porque o frio “não é uma entidade clínica como tal, mas que pode ter uma infecção respiratória ou apenas uma inflamação das vias respiratórias”.

“A sauna pode ajudar, porque se eliminam agentes de doenças de pele, a pessoa estará menos exposta, por exemplo, uma infecção respiratória, poderia servir como agente desinfetante preventiva, poderia, mas para a sua condição como tal, não”.

“Também se há um processo respiratório não vírico, usá-lo pode vir a calhar para ajudar a desinflamar as vias aéreas e pode diminuir os ataques de tosse e a proliferação de ranho”.

“Este é outro erro muito comum, sauna, elimina toxinas, não de gordura, o que elimina são outro tipo de substâncias de resíduos”.

“Sim, é verdade que tradicionalmente se usava a sauna para perder peso, mas o peso que se perde é água, e quando voltarmos a nos hidratar como se deve fazer, vamos recuperar”.

Ao final, como de outras práticas, pode ajudar a “que tenhamos melhor qualidade de vida e se usado regularmente, se limpam mais substâncias de resíduos da corrente sanguínea e removem toxinas, mas daí a ter maior longevidade, não há estudos”.

“Qualidade de vida sim, mas tempo de vida não”.

  • O Acelera a circulação sanguínea?

É verdade quando se aplica bem, há que aplicá-la com banhos de contraste por imersão em água fria, acelera-se um maior fluxo de sangue, e se aumenta o aporte sanguíneo para os tecidos isso ajuda também a termorregulação”.

Quando chegarmos na sauna ocorre um aumento da transpiração corporal, e esse aumento de sudorese é o que leva a que o coração bombeie mais rápido e manda mais sangue por minuto para os tecidos. Ele aumenta o ritmo cardíaco e o número de pressionamentos de teclas”.

A sauna pode-se sugerir para reduzir o stress e relaxar.

“Para diminuir o estresse atual em que vivemos pode ser adequado, porque sim, é verdade que é um dos benefícios”

“Esse maior aporte de sangue e eliminação de toxinas produz um estado de relaxamento no tecido muscular, que pode ajudar a fazer isso”.

“Isso se sabe que não é verdade”.

“Antigamente se usava a sauna após o treinamento como um meio de recuperação e de lá se extrapoló a que se aumentava o aporte de nutrientes poderia melhorar a tonificação”.

“Mas isso não é assim porque a tonificação da força muscular não aumenta o choque térmico da sauna e por mandar mais nutrientes”.

“Sim, pode favorecer a recuperação muscular, mas não aumenta a tonificação”.

  • Para quem está contra-indicado?

Está contraindicada para pessoas com problemas de tensão, alta ou baixa, ou pessoas, por exemplo, com varizes em fase aguda.

“Sempre que há um problema a nível de pressão arterial que não esteja bem regulada ou que estejam tomando medicação, está contra-indicado”.

“Por exemplo, um hipertensos que tome medicamentos diuréticos não deve usar a sauna porque pode ocorrer uma eliminação de líquidos muito rápido com os consequentes riscos para a sua saúde” .

“Mas como em tudo teria que ver em cada caso. Lo individualmente”.

Sauna: como tomar

Explica Cristina González que, em geral, e se o que se pretende é ajudar o corpo a desintoxicar das substâncias de resíduos pode ir a uma sauna, uma vez a cada 15 dias”, mas cada caso é muito concreto e em função do que se persiga são marcados tempos de aplicação”.

“Há que ter em conta -acrescenta – que na sauna seca se submete o corpo a uma temperatura muito alta, em alguns casos, até 100 graus, sauna, e por esta razão deve intercalarse com banhos de água fria de até 10 ou 20 graus, em função da temperatura da sauna”.

“Se podem fazer entre 4 e 5 ciclos de uma sauna e um banho frio, por cerca de 15 minutos”, aponta

Segundo a especialista, “começar, por exemplo, com 3 minutos de sauna, e em seguida dar um mergulho de um banho de água fria de um minuto ou um minuto e meio, e volta para a sauna, e assim por diante, até 4 ou 5 vezes. O número de ciclos e a sua duração não é restrito e tem que se adaptar aos sentimentos de cada pessoa”.

“É importante acabar sempre o ciclo com um banho de água que esteja a uma temperatura de 20 a 30 graus, sempre abaixo da temperatura corporal habitual, para ajudar a regular a freqüência cardíaca, mas sem quebrar os contrastes que estamos procurando”, conclui.

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