Redução do colesterol, a função dos esteróis vegetais

O colesterol é um inimigo invisível para a saúde que não apresenta sintomas. Um em cada dois adultos espanhóis tem alto. Como combatê-lo? A alimentação é muito importante e os esteróis vegetais têm sua missão

Foto: Instituto Flora

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Blanca Lozano, nutricionista e nutricionista do Instituto Flora, entidade criada pela Unilever para divulgar e promover hábitos de vida saudáveis, coloca as chaves de uma boa alimentação, equilibrada e variada: cinco porções de frutas e vegetais por dia; cereais integrais; mais peixe do que carne; entre dois e quatro porções de legumes para a semana; e pastelaria, bolos e doces de forma ocasional, nunca diário.

Muito importante é o perfil da gordura que é tomada, já que há gorduras que são benéficas para a saúde, como as decorrentes de produtos vegetais e peixes, e outras que não o são, as de origem animal, provenientes de laticínios, explica esta especializada.

A Fundação Espanhola do Coração levanta como um objectivo para este ano recém-iniciado a redução do colesterol, que, lembre-se, têm acima do nível recomendado (200 mg/dl) um em cada dois adultos em Portugal.

O colesterol alto aumenta o dobro das chances de desenvolver uma doença cardiovascular.

Os aliados na luta contra o colesterol

  • O óleo de oliva, que contém principalmente ácidos gordos monoinsaturados, um tipo de gordura cardiosaludable que ajuda a diminuir o colesterol.
  • A vitamina C, presente em frutas cítricas, morangos, kiwi, melão, tomate, pimentão, repolho e couve-flor; é antioxidante, combate os radicais livres e têm um papel protetor das doenças cardiovasculares.
  • Os lácteos e margarinas redutores de colesterol. São enriquecidos com esteróis vegetais e a sua eficácia na redução do colesterol foi ratificada pelas autoridades sanitárias europeias e internacionais.
  • As nozes e os frutos secos, ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudam a prevenir muitas doenças.
  • O peixe azul, atum, bonito, anchova, cavala, carapau, palometa, salmão, sardinha, e outros, que contêm gordura cardiosaludable e ácidos graxos ômega 3.

A Fundação Espanhola do Coração adiciona a estas recomendações de dieta, a atividade física de forma regular (caminhar meia hora por dia), uma correcta hidratação, bom descanso e evitar o consumo de álcool e tabaco.

Colesterol mau e bom

Blanca Lozano explica os dois tipos de colesterol, o LDL (mau) e o bom (HDL). O mau distribui o colesterol por todo o corpo e o bom, o pega e leva para o fígado para que o exclua; a diferença está no transporte pelo corpo e pelo sangue.

A chave está em gorduras, aponta a nutricionista, já que por um lado estão as saturadas (más) de origem animal, carnes, manteigas e lácteos não desnatados, cujo consumo tem que se reduzir, porque afeta o colesterol ruim.

E por outro lado, outro tipo de gordura, a chamada gordura boa, insaturada, o que favorece que reduzem o mau colesterol. A gordura insaturada é encontrada em alimentos de origem vegetal como frutas, óleos vegetais e margarinas, e também em peixes azuis.

Os esteróis vegetais

Além disso, estão os alimentos funcionais, aqueles que trazem algum benefício à saúde além de sua tarefa nutritiva), e a que se podem adicionar esteróis vegetais,

Os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais, bem como bebidas lácteas ou margarinas, como os produtos da Flora pro.activ, reduzem o colesterol, entre 7 e 10 por cento em três semanas, com uma ingestão diária de 20 gramas e margarinba, o que se traduz em cerca de 1,5 gramas de esteróis vegetais.

Os medicamentos são usados em função do nível do colesterol; normalmente, há necessidade de medicação quando está muito alto ou têm outros fatores de risco cardiovascular, mas estes alimentos são um reforço e um complemento, expõe a nutricionista.

Os alimentos funcionais dos aconselhamos para quem tem colesterol alto, mas em seu registro mais moderado, entre 200 e 240 miligramas por decilitro, diz Blanca Lozano.

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