Relaxando o pescoço

Almofada de viagem Ostrichpillow Go. Foto: Banana Things/ STUDIO BANANA

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Este distúrbio, chamado também de dor de garganta, é uma das doenças mais comuns, devido ao atual estilo de vida que combina grandes doses de sedentarismo, estresse e má postura.

“Uma das causas ou origens de postura da dor de garganta é o emprego das “já não tão novas” tecnologias, explicou à Efe o orientador em saúde e doutor em quiropraxia, Ata Pouramini.

“O fato de que os telefones celulares, tablets e computadores se tornaram as ferramentas de trabalho fundamentais nos obriga a manter no tempo certas posturas no pescoço, sobre tudo no caso dos dispositivos móveis”, aponta.

Ao usar esses aparelhos “vamos agachados e, às vezes, em movimento”, garante Pouramini.

Explica que o peso que suportam nossas cervicais enquanto escrevemos um texto móvel, olhando para baixo, representa um esforço semelhante ao que nós executaríamos se tivéssemos que levar pendurado atrás de uma criança de 8 anos.

“Por outro lado, o pescoço não se livra da dor que produzem outros elementos, tais como saltos, mochilas ou má postura ao sentar no carro ou nossa cadeira de trabalho”, diz.

“Também o ‘sitting’ ou passar na mesma postura no trabalho muitas horas sentados produz cargas nos músculos da região cervical”, ressalta Pouramini.

As universidades investigam como afeta o pescoço, o uso das novas tecnologias, tanto para projetar novos dispositivos que não provoquem desconforto cervical, como para recomendar a maneira mais saudável para seu uso.

Dispositivos à prova de tensão muscular

A Universidade do Sarre, na cidade de Saarbrücken, na Alemanha, desenvolveu um sistema que simula os movimentos que realizam os usuários ao trabalhar com o computador, enviar mensagens com o telefone móvel, jogar com a consola de jogos ou usar um tablet eletrônica, que pode causar rigidez no pescoço e tensão nos ombros.

O objetivo é identificar aqueles gestos que causam uma tensão desnecessária no corpo e aproveitar essa informação para o desenvolvimento de novos aparelhos, cujo design e funcionamento contribuam para evitar ou reduzir os problemas na zona cervical e as pontas, de acordo com esta universidade.

O pesquisador Myroslav Bachynskyi e sua equipe desenvolveram um sistema que consiste de um terno equipado com elementos ópticos que emitem luz, quando a pessoa que o veste realiza uma sequência de movimentos, como os de mover os braços para jogar os jogos.

As luzes dos indicadores, situados em pontos-chave, que são registradas por câmeras que captam a forma em que se movem as articulações e músculos dos usuários; esses movimentos se projetam em um modelo do corpo humano e um programa de computador os analisa para definir os pontos onde há tensão, ativação e fadiga, explicam fontes desta universidade.

Como enviar mensagens que “não doridos”

Por sua parte, o ergonomista Ewa Gustafsson, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, está investigando como isso afeta a nossa área cervical a forma em que usamos o celular, e como usá-lo melhor para escrever.

Segundo Gustafsson, é bastante conhecido que a redação e o envio de mensagens de texto por meio do celular pode causar dor nos dedos da mão, mas sabe-se menos sobre os efeitos dessa prática no pescoço dos usuários.

Um estudo com jovens adultos mostrou, de acordo com a especialista, que mais da metade dos usuários de celular sofrem de sintomas indicativos de problemas em seu pescoço, braços ou mãos, devido a sua forma de escrever as mensagens.

Para escrever mensagens de texto sem autoprovocarse dor, esta ergonomista recomenda “variar a posição em que se está sentado em vez de mantê-la durante um período prolongado; apoiar-se no encosto da cadeira; deixar descansar os antebraços sobre a mesa ou as coxas; usar os dois polegares para escrever e dar-lhes descanso depois de uma mensagem longa; não dobrar as costas durante muito tempo; e evitar escrever muito rapidamente.

Um massageador ou uma almofada ergonómica

Além disso, algumas empresas têm desenvolvido produtos destinados a melhorar o bem-estar do pescoço e poupar dores e desconforto para esta área-chave do corpo humano.

A assinatura Team Start Living (TSL) e Miami (EUA) criou um massageador portátil para pescoço e ombros, que, segundo seus promotores, consegue aliviar a tensão e a dor nestas partes da anatomia e ajuda a melhorar sua postura em apenas dez minutos, e que pode ser utilizado em casa, no hotel, no escritório ou até mesmo em um veículo quando não estiver dirigindo.

Só faz falta deitar-se de barriga para cima, sobre uma cama, tapete ou sofá, relaxar o pescoço sobre o massageador C-Rest (semelhante a uma almofada em forma de cauda de peixe-espada) e mover a cabeça de lado a lado, permitindo que suas saliências em forma de barbatanas e semiesféricas, masajeen dos músculos extensores e ligamentos do pescoço, de acordo com o fabricante.

Por sua parte, Banana Things (BT), a divisão do centro criativo Studio Banana, foi desenvolvido um protótipo de um travesseiro de viagem ergonômico que proporciona o máximo conforto e suporte a todos os tamanhos de pescoço.

De acordo com esta assinatura, o segredo de conforto única deste elemento é o núcleo de material viscoelástico que leva em seu interior, feito com espuma de alta sensibilidade, com uma camada protetora de tecido de algodão ao seu redor e que leva uma capa removível e lavável em tecido elástico agradável ao toque.

Dicas para um pescoço relaxado

Para evitar e aliviar a dor de garganta, Ata Pouramini recomenda:

  • Ao viajar sentado no trem, ônibus ou avião varia o movimento do corpo e não passe muito tempo com o pescoço virado, olhando para a janela ou com uma perna sobre a outra.
  • Use uma boa cadeira ergonómica, se você trabalha sentado.
  • Aprenda a sentar-se bem: com os braços à altura da mesa e os pés no chão, e, se necessário, utilize um apoio para os pés.
  • Evite manipular os dispositivos móveis em movimento.
  • Anda ereto com os ombros retos e em um ângulo de 90 graus com o pescoço.
  • Estica o pescoço e costas todos os dias, com uma simples tabelas que se encontram na Internet, dando importância para os movimentos de rotação do pescoço.
  • Limita o uso de saltos altos, no caso das mulheres.

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